02 abril, 2014


                 DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL






               SEMANA DA LEITURA

                            À pesca de Histórias




A Língua Portuguesa viajou nas caravelas que cruzaram oceanos e mares desconhecidos e chegou a outros continentes onde deixou a sua marca. Este tema serviu de mote para as atividades da Semana da Leitura. Assim sendo, decorreu em todas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, o jogo “ À pesca de Histórias”.
A cada grupo de participantes foi entregue uma cana de pesca com o objectivo de pescarem um peixinho. Estes traziam consigo um excerto de um conto tradicional conhecido pelos alunos. Os jogadores deveriam pescar todos os peixes a fim de completarem a história escolhida por cada equipa. No final os concorrentes tinham de ordenar os textos e lerem em voz alta a história completa. Todos os grupos foram vencedores.
Os alunos divertiram-se bastante e manifestaram o seu contentamento por esta atividade.








Leituras partilhadas


No dia 18 de março de 2014, na Biblioteca Escolar, os alunos do 9.º ano das turmas A e E participaram na atividade "Leituras partilhadas", tendo experienciado algo diferente daquilo que é o dia-a-dia na sala de aula.
Esta ação, dá continuidade à iniciativa, que a Biblioteca desenvolveu no período anterior, cumprindo desta forma os objetivos de promoção da leitura.

Os alunos tiveram a possibilidade de apresentar os livros escolhidos por eles, levando os colegas a manifestarem algum interesse nessas leituras. O diálogo entre alunos e professores sobre este tema despertou a curiosidade de outros.





         

Alunos mais velhos lêem para os mais novos

O Gonçalo, a Inês e a Ana do 8ºA leram excertos do livro, “ No Reino da Fantasia” de Geronimo Stilton, para os seus colegas do 5ºA. Visualizaram um PowerPoint que lhes permitiu entrar neste reino, através de imagens fantásticas e da leitura do dicionário da fantasia. Seguidamente os alunos realizaram atividades no âmbito da língua portuguesa que constou na resolução de um enigma, a pedido da rainha das fadas. Os alunos mostraram interesse e empenho na concretização das tarefas propostas.






Momentos de poesia

No dia 20 de março, a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Paços de Ferreira foi um ponto de encontro para um grupo de alunos e professores, usufruírem do prazer e conhecimento que a poesia e a música podem proporcionar. Disfrutaram de momentos verdadeiramente agradáveis e de partilha.
Os alunos dos diferentes anos de ensino, após a escolha e preparação dos poemas de autores portugueses ou de Língua Oficial Portuguesa, selecionados pelos mesmos, declamaram-nos com bastante expressividade e emotividade. Esta atividade foi intercalada com música interpretada por alunos dos 5ºE e K.
A equipa da BE felicita todos os participantes, alguns dos quais foram apurados pelo júri para integrar os cinco primeiros lugares:

    1º Diogo Cruz, nº 10 - 7ºB
2º José Cruz, nº 14 - 5ºM
3º Leonor Pereira, nº 16 - 5ºM
4º Diogo Leão, nº 4 – 6ºH
5º Mariana Castro, nº 18 – 7ºA












Contos Populares Portugueses

Inspirados nos contos populares portugueses, os alunos do 5º M apresentaram aos seus colegas do 6º G, uma dramatização intitulada “ Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água”. Posteriormente, foi a vez de o 6ºG apresentar o seu trabalho, baseado no conto “ Frei João Sem Cuidados”. As histórias ganharam vida e proporcionaram aos presentes boas gargalhadas e momentos de diversão.




 


Concurso “Enigmas Policiais”


A biblioteca dinamizou um concurso denominado “ Decifra o Enigma”, baseado na coleção Mini-Mistérios, tendo como objetivo a leitura e resolução do mistério apresentado. Ao longo do 2º período, semanalmente, os alunos do 2º e 3ºciclos, inscritos, participaram com afinco e interesse, apresentando a solução do problema. Destacam-se os alunos Amadeu Vilela do 6ºA, Diogo Ramos do 5ºD e José Miguel Barbosa do7ºE como vencedores.