23 dezembro, 2013


Teatro: A Intrépida loja de chapéus

Decorreu no final do primeiro período, na Biblioteca Escolar da escola sede, a primeira de três apresentações do Clube de Teatro. Com a encenação da professora Sandra Nobre e Helena Pinto, um grupo de alunos do 5º e 6º anos, exibiram os seus dotes artísticos na peça, " A Intrépida Loja de Chapéus", de Cyntia Palmeira (adaptado),proporcionando uma meia-hora de grande espetáculo. No final, as muitas palmas e o contentamento por uma boa prestação, compensaram certamente as muitas horas de ensaios. Não é, contudo, ainda tempo para descansar, pois já se trabalha numa nova apresentação, que decorrerá no final do segundo período. As fotografias que aqui se exibem são uma mostra da boa disposição apresentada por alunos, professores e encarregados de educação.













FELIZ NATAL E BOAS LEITURAS




15 dezembro, 2013










09 dezembro, 2013

A Princesa e a Ervilha

No dia 5 de Dezembro, os alunos do 4º Ano, da Escola Básica de Gilde, apresentaram aos seus colegas uma peça de teatro, baseada no conto de Hans Christian Andersen, “ A Princesa e a Ervilha”. 
Esta atividade resultou de um trabalho realizado em parceria, entre a professora titular de turma, Alice Pinto e a professora bibiotecária.






02 dezembro, 2013

Encontro com  escritor Martinho Torres

No passado dia 26 de novembro, o escritor que criou o conceito de “ livro-objeto” esteve na nossa escola para mostrar o seu projeto. A convite da equipa da Biblioteca, o escritor esteve à conversa com os alunos da turma 7ºE, ao longo de cinquenta minutos, repletos de conversa, literatura e música.
Voltando ao conceito de “livros-objeto”, estes não são mais do que um livro incorporado num objeto do quotidiano, como um relógio, um espelho ou, até mesmo, um tabuleiro de xadrez. A originalidade deste tipo de livro ultrapassa o simples ato de ler, proporcionando ao leitor a oportunidade de o aplicar noutras situações do dia a dia. A história de cada livro baseia-se no respetivo objeto que o acompanha e, de modo a comprová-lo, o escritor apresentou-nos alguns excertos das mesmas, pedindo a colaboração de alguns alunos que assistiam à apresentação para os lerem em voz alta enquanto os acompanhava tocando diferentes melodias e ritmos com a sua guitarra.